terça-feira, 13 de outubro de 2009

O Valor do Ateísmo

O Valor do Ateísmo


Autor: Ernesto von Rückert
Fonte: Wolf Edler



Não é por falta de formação religiosa que sou ateu. Pelo contrário. É por excesso de formação religiosa. Em minha juventude, quando era católico, fui convidado a participar da TFP e frequentei sua sede em Barbacena por um bom tempo, inteirando-me de sua proposta. Em função disto, aprofundei-me em estudos religiosos e filósóficos ao mesmo tempo em que também estudava muita física e cosmologia, que sempre foram a minha paixão. Esses estudos, tanto teológicos quanto científicos e filosóficos é que me levaram a perder a fé e tornar-me, a princípio, agnóstico e, posteriormente, ateu. No entanto, admiro a coerência, a dedicação à causa e a prática virtuosa dos membros da TFP, entre eles conhecida como “Grupo de Catolicismo”, e, certamente, as mesmas qualidades de seu mentor, Plínio Correa de Oliveira, que conheci pessoalmente. Todavia deploro suas posturas intransigentes com relação a outros pontos de vista e o comportamento à moda do “Opus Dei”.

Na verdade eu nunca aceitei interiormente a cosmovisão direitista da TFP. Intimamente sempre fui um anarquista convicto. Minha aproximação com a TFP se deu por uma admiração à sua postura ética estóica e ao modo de vida intelectual e culturalmente sofisticado. Mesmo tendo sido criado como católico, sempre encarei a religião de um ponto de vista cético e antropológico. Assim vi que a noção de “Revolução e Contra-revolução” é paranóica. A visão marxista é mais próxima da realidade, mas também é dogmática. Minha posição no espectro político não é de esquerda nem de direita, mas libertária, que é oposta à retrógrada e se lança para frente numa direção perpendicular ao eixo esquerda-direita.

Não considero que a descrença no sobrenatural e a adoção de um cosmovisão científica tire o encanto da vida. Em primeiro lugar a ciência é deslumbrante e maravilhosa, muito mais do que as sagas mitológicas dos Vedas, a Ilíada, a Odisséia, a Biblia ou o Corão. E a ciência não exclui a filosofia (mesmo a metafísica), nem a poesia, nem a música, nem a dança, nem o amor, nem a alegria, nem a bondade. Enfim, um ateu, inteiramente cético como eu, pode ser uma pessoa imensamente alegre, feliz, bondosa, idealista, prestativa, solidária, justa, honesta, sincera e um bravo lutador pelo prevalicimento do bem e a erradicação do mal. Mas também um eficaz esclarecedor que pretende difundir a luz da verdade onde imperam as trevas da ilusão e da ignorância. Por argumentos, esclarecimentos, demonstrações, sempre procuro levar a todos a mensagem de que as crenças no sobrenatural, em espíritos, em Deus, anjos, demônios e esse tipo de coisa são inteiramente infundadas. Que a oração é uma ilusão, que não há céu nem inferno, que a morte é o fim de tudo. Mas levar também o otimismo pelo fato de ter-se o privilégio de existir. Sim, pois esta vida é uma ocorrência raríssima no Universo e nós fomos os premiados por esta loteria que é mais difícil do que ganhar sozinho na mega-sena toda semana. Valorizar a própria vida e não viver a vida por causa da outra vida, que não existe. Nisto pode-se ser muito mais realizado, responsável e alegre do que na crença no sobrenatural. Aplicar-se a fazer o bem sem pretender nada em troca, nem o céu. E substituir a religião pela filosofia. É o que penso.

Como professor de Física (agora aposentado e só atuando na administração acadêmica), ao longo de minha vida profissional que completa agora 40 anos de magistério e mais de 20 mil horas-aula, nos níveis médio, superior e de pós-graduação, tenho sempre introduzido, em paralelo ao conteúdo precípuo da disciplina, minhas concepções filosóficas materialistas (hoje diria “fisicalistas”) de que não há nenhuma necessidade de se apelar para qualquer ser extra-natural onipotente para dar conta de se explicar tudo na natureza. Sempre respeitando os pontos de vista divergentes dos alunos fideístas, procuro mostrar que a ciência prescinde do conceito de Deus. E mais: mostro que todos os aspectos da vida, inclusive éticos, não dependem de divindade para se fazerem prevalecer. Que o bem existe por si mesmo e que ser ateu absolutamente não significa ser imoral. Infelizmente apaguei meus perfis anteriores mas, neles, os testemunhos de meus alunos, mostravam o quanto me prezavam e, até, admiravam minha postura e modo de vida. Acho que cada um de nós, ateus, na sua vida social, nas conversas com os amigos, deve aproveitar as oportunidades para levantar essa treva das crenças infundadas e fazer ver a luz do conhecimento real, da verdade cristalina de que Deus não existe e que isto é algo muito bom de se saber. Que é motivo de grande paz e felicidade, como também de maior responsabilidade em fazer prevalecer o bem sobre o mal. Tenho amigos e amigas que são religiosos mas, mesmo assim, respeitam meu ponto de vista e admiram minha postura. Infelizmente custam a se convencer. Mas isto, para mim, é um ponto de honra e, digo mesmo, uma missão de vida.

A militância ateísta de Richard Dawkins, Daniel Dennett, Sam Harris, Michel Onfray e outros não me parece, da modo algum, agressiva e mesquinha. Pelo que já li desses autores (todos os livros do Dawkins, “Quebrando o Encanto” do Dennett, “Tratado de Ateololgia”, do Onfray e “Carta a uma nação Cristã” do Harris) eles são muito mais educados e têm muito mais consideração pelos crentes do que reciprocamente os crentes em relação aos ateus. Outros autores ateístas que já lí, como Bertrand Russell e Andrè Conte-Sponville, por exemplo, também são respeitosos em relação aos crentes. Certamente que mostram, sem meandros, como eles estão equivocados e condenam, mas mesmo assim com cortesia e elegância verbal, os aproveitadores da credulidade do povo. Esta é uma postura que precisa mesmo ser posta em prática, pois está mais do que cabalmente demonstrado como as crenças, e sua pior manifestação, as religiões organizadas, são nefastas à humanidade. É certo que muita coisa boa se fez em nome de crenças e religiões, mormente no quesito filantropia, mas nada que não pudesse ser feito sem o envolvimento das crenças e religiões. Veja-se, por exemplo, os “Médicos sem Fronteiras”. É preciso que políticos ateus, como o Fernando Henrique, assumam sua condição de peito aberto (não estou abonando e nem estigmatizando o Fernando Henrique em nada aqui, exceto nisto). Tenho orgulho em me proclamar ateu perante todo mundo, sempre que inquirido a respeito, e defendo com bons argumentos minha posição. Apesar disto sou um pessoa conceituada e respeitada em meu meio social por tudo que faço e por minha conduta pessoal e social, além de admirado em meu exercício profissional de professor e administrador escolar. Aproveito tudo isso em benefício da causa ateísta e vejo como missão de minha vida tornar o mundo melhor pelo esclarecimento do povo neste aspecto.

A coisa mais importante para uma correta conduta intelectual é o espírito livre-pensador, inteiramente dissociado de qualquer dogmatismo mas também aberto a todas as possibilidades. O dogmatismo ateísta, bem como o marxismo dogmático são extremamente nocivos, do mesmo modo que o fanatismo religioso de muitos muçulmanos e mesmo de certas facções cristãs. A postura cética correta é a postura da dúvida, jamais levada a um plano dogmático. A dúvida é um dos instrumentos da busca do conhecimento, e, portanto, da verdade. A verdade é um valor superior a qualquer crença. Assim, meu ateísmo é uma condição atual e provisória. Como já fui católico romano fiel, passando para agnóstico e depois para ateu, posso me tornar espírita ou budista. Tudo vai depender de onde eu acharei a verdade. Mas meu ceticismo é fundamental, pois sempre vou precisar duvidar de ter possuído a verdade, justamente para obter mais garantias de que a possua. O que almejo ver disseminado na humanidade, especialmente na juventude, é esta posição franca e aberta de tudo examinar e considerar, nada objetando “a priori”, por mais esquisito que seja. O problema das crenças, mesmo do ateísmo dogmático, é justamente a inflexibilidade, os antolhos da mente. Por exemplo, ando muito interssado no espiritismo, pois tenho uma irmã que o professa. Com todo o meu ceticismo, tenho lido as obras de Allan Kardec, como já li a Biblia, muitos trechos do Corão e pretendo ler os mais importantes Vedas. Mas leio também Richard Dawkins, Michel Onfray, Sam Harris e Daniel Dennett, como lí Bertrand Russell. A questão que coloco é como decidir por esta ou aquela explicação do mundo. Para mim só há duas possibilidades: a evidência dos sentidos ou as ponderações da razão. Penso que a Fé, qualquer que seja, não pode ser usada como critério de verdade, uma vez que há fiéis sinceros que creem em coisas inteiramente diferentes. Quanto ao espiritismo, não está conseguindo me convencer.

Um comentário:

Sinn-Klyss disse...

Este texto aqui é uma resposta ao espúrio sofismo do vaticano e ao cabresto imposto pelos protestantes ao esgoelado povo e nocivo (des)governo brasileiro em seus acordos contra as pessoas livres de nossa Pátria Brasileira:

Deixa ele (o papa, em seu discurso mentiroso contra os não-nascidos-para-crenças), tá igual àquele outro lá da Arsenbréia do Esgôto (que está obrigando os pastutos a votarem nus ômi 'abençoadus'). Já não sabem o quanto estão abarrotados de podridão, e o caldo entorna; estão no último estertor do desespêro da canalhice e safadeza(como já disse em outro post em algum outro blog que também versa sobre consciência sadia e livre). Nunca esqueçam: o homem dá o trôco sobre qualquer imposição, e o que já é iminente sobre esses putrefactos, medonhos e bizonhos os está assustando de tal maneira que se desbocam em asneiras, vazando muito mal os vermes de suas bizarras, nocivas, criminosas e imundas bôcas.
Não diz a própria 'palavra' que "pregam" que o reino deles não é desse mundo? Então!?
Como podem explicar tão desmesurado gosto por dinheiro e riquezas (e posições em governos), frente ao estado tão miserável dos que eles sugam sem pena?
Sabem que precisam assegurar a continuidade dum exército de anencéfalos enganados, enfeiados e desesperados; então se voltam como criminosos insanos contra os infantes nas escolas, tutelam os pais com a ladainha de "protetores das famílias", e disseminam a vigia tipo SS (Nazi) em condomínios, bairros, casas, províncias (tem lugares que até a Internet é tolhida ou vigiada de forma grotesca: simplesmente não baixam o youtube, ou o orkut, etc).
Mas vamos deixá-los, desarmaram-nos, colocaram seus bonecos nos governos, estruparam quanto quiseram os guris e meninhas de 07 anos (nove já tá velha pra eles), sacrificara/assassinaram (mesmo) os adolescentes mais intrépidos (e nos consolaram com cachorros), estruparam a constituição de países; estão embalados.
Deixa eles. Porque esse negócio de arma, essas aí, essas que ameaçam e subjugam os povos, pensando que têm poder, e que nos vigiando e amedrontando a enfrentá-los, pensam que nos subjugam ... já tão fora do tempo. O homem hoje tem alcance mais valoroso que exércitos, e sobre nos vigiarem tentando nos impor uma escravidão insuportável, isso não precisa assustar mais ninguém. Basta que demos a eles o que quiserem em posse. Querem o quê? Toma, leva. Basta brindarmos a eles uma cortezia nas posses que levarem de nós. Só isso. A segurança que pensam que nos cercam hoje em senzalas-mistas não é nada, essa que assegura a eles seus roubos, suas injustiças contra nós, isso não é mais nada. Pensem: Se ao invés de querermos armas lhes presentearmos com o que traga pra fora a imundície que é suas entranhas, e se desfaçam nas calçadas (que ao roubarem e esconderem os benefícios da ciência que produzimos para trazer bem-estar à nossa vida, tornaram-nas imundas, feias, contaminantes) como esgôto pútrido.
O que criaram tá contra eles próprios. Vou explicar: Não conhecem que as circunstâncias promovem a elaboração das formas? Então? Eles já estão podres e se acabando por dentro, sem precisarmos dar um tiro neles (observe como a mente de um crente se putrefaz, olhe a cara de um crente, você só pode sentir pena, pra quê tripudiar de um ser já desgraçado assim?).
O que podemos fazer é nos ater aos conceitos flagrantes na Natureza, entender a Ciência em escala de Arte, e cá por nós, enquanto eles se bitolam e se degeneram sem parar, cuidarmos da pujança da mentalidade humana livre que reverdeja. Desta forma não enfileiremos sob batutas que arranjaram para nos distrair (o Dawkins, o Hawking(?)), que em nada os ameaça, apenas nos dão o Sistema em cêrco de controle. Vamos mais adiante, vamos aos princípios, aos conceitos, às leis ingenes da Natureza, porque ...
em conjunto, para próspera civilidade,
nos dão em concha cheia em mãos,
bem-estar, prazer e tranquilidade.